terça-feira, 24 de novembro de 2009

Mercado Eólico

Entre todo o conjunto de energias renováveis, a energia eólica apresenta, um maior desenvolvimento e uma maior progressão em todas elas.
A energia eólica apresentou um crescimento de 27% do ano 2006 para o ano de 2007 e estima-se que em 2030 poderá satisfazer em todo o mundo 29% das necessidades de energia eléctrica.
No ano de 2007 este sector apresentava uma produção a nível mundial de
190 TWh instaurada numa capacidade de produção no valor de 94.000 MW.
Nos últimos anos este crescimento tem sido imparável, sendo que em 1995 a capacidade instalada era apenas de 4.800 MW, o que significa um incremento de 1.500% entre esse ano e o ano de 2006.
Em Portugal no ano de 2007 este meio de energias renováveis apresentou cerca de 8% do consumo da energia eléctrica.
De acordo com a American Wind Energy Association, nos últimos 20 anos o custo da produção de energia eólica veio a diminuir cerca de 80%. Actualmente a produção de energia eléctrica é muito competitiva com a produção de electricidade a partir de tecnologias convencionais.
Nos dias de hoje a produção de energia eólica está presente em mais de 60 países, mas com uma percentagem de 43% da produção total, situada na união Europeia mas tem tendência a inverter-se, pois com a partição dos Estados Unidos e Canadá, estão a abrir novos mercados na Ásia (Principalmente na China, Índia) e na América do Sul.
O país que está mais atractivo para se fazer um investimento no âmbito da energia eólica é Espanha pois apresenta condições bastante favoráveis com: recurso eólico, incentivos regulados, licenciamento, conexão à rede e concorrência.
A tecnologia dos micro-aerogeradores tem vindo a surgir com as possibilidades de produção para pequenos consumidores.
Com uma potência de 1kW, um sistema deste tipo cobre 30% das necessidades de energia de uma família normal e custa 5 vezes menos que um painel foto voltaico de igual potência. O valor investido é cerca de 4000€ e tem uma recuperação em apenas 5 anos.
Por ano, o investimento em energias renováveis ronda os 3 mil milhões de euros sendo 2 mil milhões em Energia Eólica.
Podemos observar pelo seguinte gráfico de barras os “grandes” da energia eólica em todo o mundo:



Sem comentários: