sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Introdução

História e Desenvolvimento da Energia Eólica


O reconhecimento do vento como fonte de energia remonta aos tempos antigos. Exemplos da sua utilização abundam nas civilizações da Antiguidade e na história Portuguesa dos Descobrimentos, como a principal fonte de energia na arte de bem navegar.



Acredita-se que foram os Egípcios os primeiros a fazer uso prático do vento. Em torno do ano 2800 aC, eles começaram a usar velas para ajudar a força dos remos dos escravos.


As velas ajudavam o trabalho da força animal em tarefas como moagem de grãos e bombeamento de água.

Os Persas começaram a usar a força do vento poucos séculos antes de Cristo, e no ano 700 dC, construíram moinhos de vento verticais, para serem usados como força nas mós, na moagem de grãos.



Outras civilizações do Médio Oriente, onde se destacam os Muçulmanos e os Persas, construíram os seus próprios moinhos de vento.
Provavelmente foram os Holandeses que troxeram para a Europa e desenvolveram o moinho de vento horizontal com hélices, os quais são comuns nos campos da Holanda e Inglaterra.

A força do vento e da água tornaram-se a fonte primária da energia mecânica medieval inglesa. Durante esse período, os holandeses contaram com a força do vento para bombeamento de água, moagem de grãos e operações de serraria.


Na idade média os melhoramentos técnicos continuaram a ocorrer, nomeadamente, na fabricação de lâminas aerodinâmicas, desenhos de engrenagens e de uma  forma geral nos desenhos dos moinhos de vento.


Hoje, a energia eólica pode ser utilizada para em muitas tarefas úteis tais como: bombeamento de água, geração de electricidade, aquecimento, etc. Esta utilização do vento só foi possível devido aos avanços tecnológicos.

O aproveitamento da energia eólica será de vital importância no futuro, pois as necessidades das populações e da indústria cada vez serão maiores, e por outro lado as reservas dos combustíveis fosseis serão cada vez menores, e por isso é hoje considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota.







2 comentários:

Daniel disse...

Olá a todos...

Em primeiro lugar, parabéns pelo esforço que todos têm revelado...
Em segundo, parabens por todo o trabalho que têm desenvolvido, quer na recolha de toda a informação, no tratamento desta para posterior postagem neste blog.
Para além disso, parabéns pela disponibilidade e entreajuda que têm revelado.

Este projecto vai ser um sucesso!!

FORÇA!
Temos que meter um aerogerador a funcionar!

Beijos e abraços...

Anónimo disse...

Gostei!

continuem ;)